sexta-feira, 17 de julho de 2015

Wine 1.7.47

No último dia 10 de julho foi lançada a versão de desenvolvimento 1.7.47 do aplicativo POSIX/Linux Wine. É uma versão ainda em fase de testes finais e não aconselhável para ambientes de produção, para quais a versão estável 1.6.2 é recomendada.

As principais novidades dessa versão são desenho de texto em Direct2D, suporte a nova API de reserva de processos do Windows, salvamento de estado da barra de ferramentas, início da implementação de suporte a dispositivos de interface do usuário (HID), suporte a objetos de arquivos em drivers de dispositivo e várias correções de erros.

Entre os programas beneficiados com o lançamento dessa versão estão: WeatherScope, NOLF2, Divinity 2, Dark Age of Camelot, Warhammer Online, 3DMark06, Battlefield 2, Outlook Express, Battlefield 1942, Civilization 4, Word 2010 Pro Plus, SecureCRT, Skyrim, Quake Live, NUMA Explorer, Microsoft Lync Basic 2013, e FotoSketcher.

Para instalar a versão 1.7.47 developer Wine Ubuntu, deve-se adicionar o repositório PPA do Wine (ppa:ubuntu-wine/ppa) e instalar os pacotes wine1.7 e winetricks.

wine-logo-linux-ubuntu

A sigla Wine significa "Wine não é um emulador" e é um software de código aberto de linha de comando que é capaz de traduzir chamadas de API do Windows para o Linux POSIX em tempo real para integrar aplicações feitas para Windows em seu desktop de Linux/UNIX.

Para usuários Linux isso significa que o software Wine permite executar aplicativos que são projetados para funcionar somente em sistemas operacionais Microsoft Windows como se fossem para Linux.

No entanto, o Wine não deve ser confundido com uma máquina virtual ou com um emulador. Ele fornece real compatibilidade binária, suporte para gráficos e sons, bem como suporte para modens, redes, scanners, tablets, teclados e outros dispositivos.

A API do software permite aos desenvolvedores integrar o Wine aos seus próprios projetos, e como resultado, inúmeras interfaces gráficas do usuário gratuitas e comerciais apareceram na Internet ao longo dos anos.

PlayOnLinux, Crossover, Q4Wine, Bordeaux, Pipelight, Swine, WineXS e winetricks são algumas das mais populares GUI (Graphical User Interface, interfaces gráficas do usuário) para o Wine disponíveis no Linux.

Além disso, o Wine não roda somente na plataforma Linux, também é compatível com outros sistemas operacionais POSIX, como BSD (FreeBSD, PC-BSD), OpenSolaris e Mac OS X. No Mac OS X, você pode contar com o Wine através dos os aplicativos Wineskin, WineBottler e osxwinebuilder.

wineskin-osx-mac
GUI para Mac OS X

Uma grande quantidade de jogos e aplicativos do Windows são suportados no Wine. Para saber se um determinado aplicativo funciona no Linux via Wine é possível verificar sua compatibilidade no site do banco de dados de aplicativos do Wine (AppDB).

No site Wine AppDB você pode obter informações sobre a compatibilidade de mais de 72000 aplicativos, compensando também tentar rodar você mesmo o software na versão mais atualizada do Wine e verificar se funciona satisfatóriamente.

O Wine pode ser configurado para oferecer suporte aos sistemas operacionais Windows XP, Windows 2003 Server, Windows Vista, Windows Server 2008, Windows 2008 R2 Server, Windows 7 e ao Windows 8.

Considerando que atualmente o Linux/Ubuntu possui alternativas decentes aos mais variados programas para Windows, o Wine se mostra indispensável somente aos que estão fortemente atrelados a algum aplicativo/jogo que ainda não foi lançado para Linux.

Para outras distribuições Linux ou instalação/compilação manual os downloads estão na seção de Downloads do site Wine.

Site oficial
Via Softpedia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário