quinta-feira, 16 de julho de 2015

Linux AIO Ubuntu

O Linux Ubuntu AIO (anteriormente chamado de Ubuntu AIO DVD) é uma coletânea de software código aberto distribuído gratuitamente que oferece aos usuários uma distribuição especial do Linux que inclui várias edições do popular sistema operacional Ubuntu.

Estão presentes no arquivo de imagem .ISO diferentes versões do Ubuntu com seus respectivos ambientes de desktop e conjunto de aplicações que podem ser gravadas em um DVD ou pendrive com tamanho suficiente (mais de 4 Gb).

Com isso o usuário tem em mãos uma mídia de inicialização que permite testar cada um desses diferentes Ubuntu's live, sem ter que instalar cada um para checar se lhe serve, optando posteriormente pela instalação do sistema completo da versão que lhe convir.

Linux AIO Ubuntu Menu de Inicialização
Menu de inicialização do Linux AIO

As coletâneas Ubuntu estão disponíveis em imagens separadas para plataformas de 32 e 64 bits, havendo também uma mista com Ubuntus para 32 e 64 bits.

Os sistemas são apresentados em um menu de inicialização próprio do Linux AIO baseado no Grub2, com as opções de Ubuntu 15.04, Kubuntu 15.04, Ubuntu GNOME 15.04, Ubuntu MATE 15.04, Xubuntu 15.04 e Lubuntu 15.04, no caso da imagem da versão mais atual 15.04.

A partir daí o sistema segue para a o menu de inicialização do Ubuntu específico exatamente como na versão original Canonical, que permite rodar o sistema live para testes/manutenção ou fazer a instalação do Linux para o disco rígido.

Realmente um projeto que traz mais uma facilidade para adeptos do Ubuntu que passam a ter em um único disco ou pendrive USB diversas versões do sistema.

Downloads do Linux AIO Ubuntu
Página do projeto Linux AIO (com coletâneas para outras distribuições também)
Softpedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário