terça-feira, 21 de julho de 2015

Geany 1.25

O Geany é um editor de texto para Linux/Ubuntu que utiliza-se do kit de ferramentas GTK e fornece recursos básicos de um ambiente de desenvolvimento integrado (IDE). Sua versão 1.25 foi lançada recentemente no dia 13 de julho.

As mudanças mais relevantes da versão 1.25 do Geany são: novos plugins Automark, GeanyCtags, GitChangeBar e Overview, correção de bug no debbuger quando usado com o GDB 7.7, correção de bug no MultiTerm com as versões mais recentes do Vala, correção no PairTagHighlighter e no Scope.

geany-editor-textos-ubuntu

Um editor desenvolvido com o propósito de fornecer um IDE pequeno e rápido, o aplicativo Geany tem poucas dependências de outros pacotes pesados do sistema (como o GNOME ou KDE): só precisa das bibliotecas de execução GTK2.

Ele suporta a edição de muitos formatos de arquivos, incluindo os mais utilizados em desenvolvimento de software: C, Java, PHP, HTML, Python, Perl e Pascal.

Fornecendo recursos bem legais, o Geany conta com como colorização de sintaxe, encadeamento de código, auto complemento de nomes de símbolos, auto fechamento de tags XML e HTML, sistema para compilar e executar projetos, navegador de código e uma interface para baixar plugins com recursos adicionais.

Para instalar a versão mais atual do Geany no Ubuntu 15.04, Ubuntu 14.04 ou Ubuntu 14.10 é necessário se adicionais as fontes de software PPA de desenvolvimento do Geany, ppa:geany-dev/ppa, e instalar o pacote geany.

Pode ser feito via gerenciador de pacotes Synaptic ou no shell/console/terminal:

$ sudo add-apt-repository ppa:geany-dev/ppa
$ sudo apt-get update
$ sudo apt-get install geany


Site oficial do Geany (downloads adicionais, código fonte).

Nenhum comentário:

Postar um comentário