quinta-feira, 30 de julho de 2015

SageMath 6.8

O SageMath é um aplicativo software livre de código aberto que auxilia no estudo de matemática pura e aplicada, do nível básico até o avançado, cobrindo uma vasta área do estudo matemático que inclui álgebra básica, cálculo, teoria dos números básica até muito avançada, criptografia, análise numérica computacional, álgebra comutativa, teoria dos grupos, combinatória, teoria dos grafos, álgebra linear e muito mais.

Foi lançada recentemente no dia 26 de julho a versão 6.8 do aplicativo auxiliar matemático SageMath, trazendo mais de 350 modificações incluindo as tradicionais correções de bugs.

sagemath-6.8

O funcionamento do SageMath se dá através da combinação de diversos pacotes de softwares matemáticos (mais de 90) que são integrados em uma experiência singular, incluindo os pacotes open source NumPy, SciPy, matplotlib, Sympy, Maxima, GAP, FLINT, R e outros.

Isso torna o aplicativo Sage (System for Algebra and Geometry Experimentation) uma ferramenta adequada na educação e pesquisa matemática, cuja missão é fornecer uma alternativa de código aberto aos programas fechados Magma, Maple, Mathematica e Matlab.

Existe um repositório PPA para Ubuntu Linux mantido pelo Instituto Africano de Ciências Matemáticas (http://www.aims.ac.za), ele têm atualmente a versão 6.7 do SageMath mas é atualizado regularmente e deve trazer a nova versão 6.8 em breve. Para instalar no Ubuntu usando esse repositório, cole os seguintes comandos na linha de comando do terminal:

sudo apt-add-repository -y ppa:aims/sagemath
sudo apt-get update
sudo apt-get install sagemath-upstream-binary

Caso não queira esperar pela inclusão da versão 6.8 no repositório PPA, pode fazer o download de pacotes para Ubuntu 12.04, 14.04 LTS, 14.10, 15.04 e Debian nesse espelho da Universidade Federal do Paraná.

Referências:

Site Oficial do SageMath
Instituto Africano de Ciências Matemáticas

Nenhum comentário:

Postar um comentário